II Fórum – “forinho”: o Brincar, a Improvisação e a Dança. 2011.
Acesse a transcrição na integra do que aconteceu no II “Forinho”:
Texto de Renata Meirelles – Sobre o Brincar
Texto de Lenira Rengel – Sobre a Dança para Crianças
Texto de Helena Katz – Sobre a Improvisação
Fórum e Oficinas 2011.
O projeto “Gira Gira, Balangandança em Movimento”, contemplado pelo X Edital do Programa Municipal de Fomento à Dança – 2011 propôs uma série de encontros que começaram com o II Fórum: “Forinho”, e se estenderam em forma de oficinas, salientando a importância de realizar pontes entre a teoria e a prática e fomentando uma discussão que abordou os temas da dança para crianças, da infância e educação, disseminando, assim, pensamentos e práticas.
A Balangandança Cia. entende que a improvisação é o procedimento de dança contemporânea que mais se aproxima do brincar. Olhando sobe este ponto de vista, a Cia. vem desenvolvendo sua pesquisa atual, que se difunde e amplia através da interlocução com públicos diversos nas ações propostas.
II Fórum – “Forinho”: o Brincar, a Improvisação e a Dança – 25/10/11 – Itaú Cultural – 19h às 22h.
Acesse o link e confira:
http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2841&cd_materia=1735
Nessa segunda edição, o “Forinho”, constituiu-se como um espaço de reflexão, com a participação de convidados nas respectivas áreas. Visou ampliar e aprofundar relações possíveis entre os temas, relacionando-os ao universo infantil e ao contexto contemporâneo, para além do I “Forinho” e do trabalho da Balangandança Cia.
Sobre o Brincar: Renata Meirelles
Sobre a Improvisação: Helena Katz
Sobre a Dança para crianças: Lenira Rengel
Mediação: Georgia Lengos / Balangandança Cia.
Voltado para profissionais e estudantes das áreas de dança, arte, cultura, infância e educação.
O Brincar: Renata Meirelles
Nesse encontro apresentou seu olhar para o brincar de crianças das mais diversas regiões brasileiras, em um encontro de semelhanças presentes na diversidade cultural.
Renata Meirelles é educadora, autora do livro “Giramundo e outros brinquedos e brincadeiras dos meninos do Brasil”, vencedor do Prêmio Jabuti, diretora de filmes sobre a criança brasileira.
Improvisação: Helena Katz
O que acontece no corpo quando ele improvisa? A proposta foi pensar sobre as ignições que fazem o corpo misturar o que ele já conhece com o que ainda não conhece articulando duas situações: 1ª) trabalhando a partir da formação de hábitos; 2ª) propondo a dança como o pensamento do corpo.
Helena Katz é professora no Curso Comunicação das Artes do Corpo e no Programa em Comunicação e Semiótica da PUC/SP e crítica de dança do jornal O Estado de S. Paulo.
Dança para Crianças: Lenira Rengel
Propôs discutir sobre uma dança que seja para, com e de crianças e que, como adultos, sejamos capazes de entendê-las, o que fazem/pensam/sentem, a partir de seus próprios pontos de vista. Elas têm papel ativo na definição de sua relação com o mundo, da sua própria dança e, nós adultos, contribuímos para a sua formação.
Lenira Rengel é especialista na Arte de Movimento de Rudolf Laban. Professora da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Comunicação e Semiótica, PUC/SP, Mestre em Artes/Dança, UNICAMP, Bacharel em Direção Teatral, ECA/USP .
Triângulo de Oficinas.
Balangandança Cia. São Paulo. SP
As oficinas tiveram como intuito difundir linguagens trabalhadas, práticas e procedimentos que utilizados pela companhia no trabalho “Dança em Jogo – exercícios cênicos”, aproximando o público do pensamento sobre o corpo, a brincadeira e a dança para crianças, desenvolvido pela Balangandança nestes 15 anos de existência.
A Balangandança Cia. desenvolve desde 1997 um trabalho pioneiro e continuado de pesquisa em dança contemporânea, especificamente voltado para o público infantil, resgatando o lado lúdico, saudável e criativo do corpo.
Unindo arte e educação, a Cia. pesquisa o movimento e o cotidiano lúdico infantil, investigando possíveis relações entre coreografia e improvisação e propõe uma concepção específica sobre o assunto.
Dança em jogo: processos criativos – 26/10/11 – 9 às 12h.
Propõe diversos exercícios e jogos corporais desenvolvidos durante o processo criativo do espetáculo de improvisação “Dança em Jogo – exercícios cênicos” a partir da conexão corpo interno /espaço, de relações entre palavra/imagem/movimento/brincadeira, e de memórias pessoais.
Coordenação: Georgia Lengos
Oficina para bailarinos e estudantes de dança ou áreas afins.
Corpo – percepção e sensibilidade – 27/10/11 – 9h às 12h.
Propôs uma vivência dos participantes baseada no primeiro estágio do desenvolvimento humano. Por meio dos sentidos e da percepção desenvolver a consciência motora e a possibilidade de transformá-la em expressão.
Coordenação: Anderson Gouvêa
Oficina para Bailarinos e educadores.
Brincadeira vira dança – 27/10/11 – 14 às 17h.
Nesta vivência teórico-prática, o adulto foi convidado a refletir corporalmente a importância do movimento e do brincar na formação da criança. O corpo é visto integralmente e imerso em uma relação de trocas constantes consigo e com o ambiente.
Coordenação: Dafne Michellepis e Alexandre Medeiros
Oficina para educadores e interessados na infância em geral.