III Fórum – “forinho”: o Brincar, a Improvisação e a Dança. Edição 2012.

III Fórum – forinho”: o Brincar, a Improvisação e a Dança. 2012.

O “III forinho” – Fórum de debates sobre infância, corpo, brincadeira, dança e improvisação, é uma das ações que integra o projeto “Álbum de figurinhas – danças para colecionar”, contemplado pelo 12º Edital do Programa Municipal de Fomento à Dança – 2012.  Neste ano tivemos o prazer de contar com a participação de Cristiane Paoli Quito (SP) falando sobre a Improvisação, Ganghy Piorski Aires (CE) sobre o Brincar e Uxa Xavier (SP) sobre a Dança para crianças.  Georgia Lengos, diretora da Balangandança Cia. foi responsável pela mediação deste encontro.

O “III forinho” aconteceu no dia 10 de outubro às 19h na Sala Vermelha do Itaú Cultural.

Mas…o  debate e reflexão do III forinho continua aqui neste blog!  Acesse aos textos dos convidados desse ano e acompanhe mais de perto as discussões que vêm permeando a pesquisa que a Balangandança Cia. desenvolve há 15 anos.

Reflita, relacione, questione, coloque o que pensa para jogar esta discussão lá para o alto…

Sejam bem-vindos!

Sobre a Improvisação: Improvisação e Processo Criativo

O que caracteriza a Improvisação? Pode-se definir? O pensamento que sustenta o improvisar e a Improvisação nos processos criativos enquanto processo e produto.

Cristiane Paoli Quito é diretora da Cia. Nova Dança 4 e de espetáculos de Artes Cênicas voltados para o horário infantil. É professora de Interpretação e Improvisação da Escola de Artes Dramáticas-EAD/ECA-USP.

Texto de Cristiane Paoli Quito – Sobre a Improvisação:

https://docs.google.com/open?id=0B4VNiWWr2iHOalZpS3RpLXNHSFU

Sobre o Brincar: a Criança, o Corpo do Mundo e o Brincar

A fantástica, o sonho e o brincar são, na criança, uma mesma substância de juntura do corpo do mundo com seu corpo brinquedo, sua imaginação plástica de habitar.

Gandhy  Piorski Aires é Artista Plástico, pesquisador das práticas da criança em comunidades tradicionais.

Texto de Gandhy Piorski Aires (Esse texto foi patrocinado pela UNILEVER)

https://docs.google.com/open?id=0B4VNiWWr2iHOZkNDRXZneUtPSFE

Sobre a dança para crianças: Brinca e Dança. Dançar e Brincar

Como a estrutura de uma brincadeira pode se transformar em matriz para um processo de criação em dança com crianças.

Uxa Xavier é especialista no Método Laban, membro da CID,Council International Dance Unesco. É professora de Dança para crianças e ministra workshops e oficinas para professores e dançarinos sobre o tema criança/dança/educação e criação.

Texto de Uxa Xavier – Sobre a Dança para crianças:

https://docs.google.com/open?id=0B4VNiWWr2iHOcUMyUlVieFdZRk0

Os textos são aqui disponíveis em sua integra, como enviados pelos autores

Mediação de Georgia Lengos, diretora  e coordenadora dos projetos da Balangandança Cia.

O III Fórum “forinho”

“forinho” é uma proposta de continuar a refletir e debater a Dança, o Brincar e a Improvisação. Iniciado em 2010, teve grande repercussão e demanda de público, com lotação nas duas edições realizadas em parceria com o Itaú Cultural.

O primeiro “forinho” fez parte do projeto “Dança em Jogo” (2010) e contou com a participação de Maria Amélia Pereira, que falou sobre o Brincar, com Beth Bastos, que abordou o tema Dança para crianças e com Ana Teixeira, falando sobre Improvisação. Integrou a programação de Dança para crianças do Itaú Cultural em junho de 2010.

A segunda edição contou com Renata Meirelles, que falou sobre o Brincar, com Lenira Rangel, que abordou o tema Dança para Crianças e com Helena Katz, falando sobre Improvisação. A mediação foi de Georgia Lengos e aconteceu em outubro de 2011. Os textos que serviram de base para as explanações das convidadas estão disponíveis aqui no Blog, assim como a transcrição integral do II Forinho.

O debate está aberto e aqui disponível para reverberar. Voltado para profissionais das áreas de dança, arte, cultura, infância e educação o “III forinho” pretende ampliar as discussões, reflexões e diálogos para além do trabalho da Balangandança Cia.

Acesse gratuitamente os textos disponíveis e a transcrição na integra do que aconteceu no III “Forinho” em 2012:

https://docs.google.com/open?id=0B4VNiWWr2iHOSW5UdjdYa1BVSzA