VI Fórum “forinho: o Brincar, a Improvisação e a Dança”: MESA e EXTENSÕES.
No dia 28 de março, em parceria com o Itaú Cultural a Balangandança Cia., que comemora 20 anos de existência, apresentou o 6º forinho, com os temas: o Brincar, a Improvisação e a Dança.
Idealizado e realizado pela Balangandança Cia., o 6º Fórum “ forinho: o Brincar, a Improvisação, e a Dança para crianças”, é uma das ações do projeto “Presente! vaivém do tempo“ contemplado pelo 21º Edital do Programa Municipal de Fomento à Dança – 2016, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Na celebração de 20 anos de Balangandança Cia., o forinho é um convite a somar e dividir pensamentos, questões e informações inerentes ao trabalho da Balangandança que desenvolve um trabalho pioneiro de pesquisa e criação de dança contemporânea para crianças.
Com o apoio do Itaú Cultural, o Fórum MESA chega a sua sexta edição, prolongando-se em suas EXTENSÕES com a palestra “Caminhos da Pesquisa: Dança em Jogo” e salienta a importância de realizar pontes entre a teoria e a prática, fomentando discussões junto a profissionais das áreas de arte, cultura, infância e educação.
O “VI forinho” é uma proposta de continuar um debate iniciado em 2010, e que vem tendo grande repercussão e demanda de público em suas cinco edições, todas realizadas em parceria com o Itaú Cultural.
Acesse nesta página as transcrições das edições anteriores e os textos desta edição.
MESA
o Brincar : Adriana Friedmann (São Paulo/SP)
“As camadas mais profundas do Brincar”
O brincar tem sido estudado, analisado, divulgado durante décadas como uma importante área de conhecimento e de VIDA, tanto para as crianças quanto para os adultos: a su importância do brincar para o desenvolvimento integral, para a expressão autêntica do ser humano, para o resgate de patrimônios lúdicos, dentre outras abordagens. O brincar tem uma importância e significados mais profundosque dizem respeito ao seu simbolismo, à manifestação da essência que cada ser humano expressa ao brincar; e a revelação de diversidade de culturas expressas no ato do brincar.
Adriana Friedmann, Doutora em Antropologia (PUCSP), Mestre em Educação (UNICAMP) e Pedagoga (FEUSP) é especialista nas temáticas da infância e linguagens expressivas. Criadora do Mapa da Infância Brasileira e autora de vários livros. www.mapadainfanciabrasileira.com.br e do NEPSID – www.nepsid.com.br – (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento).
Texto: “As camadas profundas do brincar” – Adriana Friedmann –https://drive.google.com/open?id=0B4VNiWWr2iHOZmlOVXNGcm5TMzA
a Improvisação: Jussara Miller (Campinas/SP)
“Improvisação: impulsos em um processo criador”
Reflexões sobre a linguagem da improvisação como um caminho para o fazer artístico e pedagógico com autonomia investigativa para ancorar e alavancar a pesquisa do corpo em movimento. Os impulsos que emergem da improvisação como experiência e procedimento de trabalho corporal com enfoque na processualidade do corpo que dança.
Jussara Miller, Doutora, Mestre em Artes e graduada em dança (UNICAMP), é professora da Técnica Klauss Vianna na Pós Graduação da PUC-SP. Dirige o Salão do Movimento em Campinas/SP e é autora de vários livros.
Texto: “Improvisação: impulsos em um processo criador” – Jussara Miller –https://drive.google.com/open?id=0B4VNiWWr2iHOUnVKWHpNUmJqMlU
a Dança para crianças: Florencia Delgado (Montevideo/Uruguai)
“Processos criativos em Dança para crianças/ Projeto VERDANZAR”
Reflexões sobre os processos e ações em Dança que desenvolvemos com os projetos “Provocaciones” e “De Paso” que dialogam entre o cênico e o pedagógico. Ambos os projetos dedicam-se a gerar espaços e ações diversas para o desenvolvimento das artes cênicas e da Dança para crianças e jovens com interesse na transmissão de ferramentas que a Dança nos apresenta para o autoconhecimento, compartilhando estes saberes com a comunidade. Acesse: http://verdanzar.blogspot.com.uy/
Florencia Delgado Criadora e gestora em Dança Contemporânea. Coordena diversos projetos criando encontros latino-americanos e novos espaços artísticos e pedagógicos de dança para crianças.Dirige os projetos: Encuentro/Festival ENREDANZA , coordena o Projeto Plataforma de criação e circulação para crianças e jovens VERDANZAR.
http://www.enredanza.com/, http://verdanzar.blogspot.com.uy/, http://cuerpoenlaescuela.blogspot.com.uy/
Texto: “Habilitar para habitar la experiencia del cuerpo” – Florencia Delgado – https://drive.google.com/open?id=0B4VNiWWr2iHOWGY1RThDdnhyYWc
Mediação: Georgia Lengos
Georgia Lengos, graduada em Dança (UNICAMP) é criadora e diretora da Balangandança Cia. Foi colaboradora do Estúdio Nova Dança, da Cia Oito Nova Dança e professora do Colégio Oswald de Andrade. Curadora de programações e autora de textos na área.
PALESTRA
Palestra “CAMINHOS DA PESQUISA: a Dança em Jogo”
O olhar e a escuta da/pela criança permeando processos criativos e transformadores da linguagem artística da Balangandança Cia..
Momento de encontro e reflexão com a Balangandança Cia. sobre sua pesquisa para/com crianças que enfoca em particular o processo de criação do espetáculo “Dança em Jogo” exercícios cênicos. Processo realizado entre 2009 e 2013 que resultou em um trabalho improvisado cenicamente sem estruturas pré-definidas. A pesquisa, as variáveis, coloridos e repercussões serão compartilhados tendo como viés a presença da criança durante o processo e produto.
Com Georgia Lengos e integrantes da Balangandança Cia.