Espetáculos

“Brincos & Folias”

Traz um grupo de pessoas que tem que inventar maneiras de se divertir sem a televisão que explodiu! Assim, abre-se espaço para o uso do corpo em brincadeiras incluindo o prazer de dançar e inventar movimentos.

” Entranças – Descobrindo e redescobrindo o Brasil”

É uma caça a um tesouro diferente, que leva o público a “trançar” com o espetáculo por alguns caminhos lúdicos da nossa nação. “Entranças” nos leva a conhecer e redescobrir o Brasil por meio da cultura nacional. As crianças acabam percebendo que a riqueza do tesouro pode não estar nos objetos materiais, mas sim a felicidade que sentimos nas brincadeiras e danças brasileiras.

“RodaPé”

O pé como gerador de movimentos entra em cena, aliando trava-língua e expressões idiomáticas com danças de sapateio, dando o ponta pé inicial `a um espetáculo repleto de momentos ritmicos e poéticos. A dança se transforma em fonte de diversão e informação sobre o corpo e sobre movimentos.

“O Tal do Quintal”

Trata do espaço do quintal e explora todo seu potencial imagético e real, através da arte do movimento . Espaço: Uma coisa, vira outra coisa, que vira outra, que vira!!!!
Meu corpo vira brincadeira, a brincadeira vira minha dança …e a dança? Vira de ponta cabeça!”

“Dança em Jogo – Exercícios Cênicos”

O “Dança em Jogo” nasceu de exercícios cênicos de composição e improvisação de dança contemporânea para crianças. A trilha sonora e o roteiro da dança são concebidos na hora, em tempo real, junto com o público. Sendo assim, nunca um espetáculo é igual ao outro. Difícil de entender mas fácil imaginar. Melhor ainda de assistir e sentir.

danca-em-jogo-flyer

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Álbum das Figurinhas”

De que tamanho você é? O que bate dentro de você? De que cor é seu coração? E seu amor? Tem cor? Crescer dói? Alô lua. Tô  chegando… pelos buracos! … e o buraco é fundo… Acabou ou começou o mundo?

“Álbum das figurinhas” é uma coleção de movimentos, brincadeiras e danças que a Balangandança Cia. juntou para ao invés de colar no papel, sentir a coleção no corpo, na memória, nas nossas peles. O Buraco, Crescer, Coração e a Lua são as figurinhas prediletas. Elas desencadeiam histórias, poesias de movimento e imagens que estimulam o espectador à imaginação e à sensação do movimento. O brincar é palavra-chave.  A plasticidade e a sedução do olhar vêm da dança e da composição cênica que utiliza objetos cênicos feitos da reutilização de papel e objetos reciclados: caixas de papelão, carrinhos de lata e papel e “peles” de instrumentos de percussão. Nesse álbum, todos são “figurinhas”: bailarinos/artistas e espectadores/crianças de todas as idades. Todos com suas memórias, corpos e sensibilidade. Uma seleção para colecionador nenhum por defeito!

Buraco_album   coracao_album   luaalbum  caracolalbum

 

DSC04530 

 

 

 

 

 

 

 

Fórum “forinho“: o Brincar, a Improvisação e a Dança.

Vídeo da abertura do III Fórum “forinho”: o Brincar, a Improvisação e a Dança.

Contém imagens de trechos dos espetáculos: “Brincos e Folias”, “Entranças”, “Roda Pé”, “O Tal do Quinal” e “Dança em Jogo”. Repertório de cinco trabalhos da Balangandança Cia. Direção, roteiro e texto: Georgia Lengos. Edição: Mariana Sucupira. Locução: Dafne Michellepis. Estúdio: Satélite Áudio. SP.

“ninhos” – performance para grandes pequenos

Parte da idéia do lugar onde tudo começa e pode retornar. Vai… e vem. Voa, salta, corre. Volta para o aconchego, o alimento, a segurança. Imagens e poesias de movimento apresentam “ninhos” como lugar de apoio e base para os vôos, descobertas, passeios. Brincadeiras de crianças confundem-se com movimentos de animais remetendo à similaridade entre movimentações de diferentes espécies. Neste jogo, os ninhos são os espaços de recolhimento onde são fortalecidas relações mais sutis, íntimas e subjetivas, tão importantes para a criança.

 https://vimeo.com/91385236

Imagens e edição: Ian Valente. Sonorização: Coré Valente.

DSC00591_baixa_resolucao

 

 

Deixe uma resposta