forinho

 O Brincar, a Improvisação e a Dança

Um espaço de troca e reflexão sobre temas relevantes sobre corpo, movimentos e infância.

forinho

O forinho, como apelidamos carinhosamente nosso Fórum, é destinado à profissionais das artes, educadores e interessados na cultura da infância.

Idealizado pela Balangandança Cia., chega a sua 7a edição e desde o começo contou com a participação de profissionais que trabalham e refletem sobre o Brincar, a Improvisação e a Dança para crianças.

O forinho é um convite ao encontro, pois acreditamos que compartilhar reflexões inerentes a Dança, Arte e Educação no contexto atual, fortalecem esta grande rede de fazeres e pensares sobre as artes e as infâncias.

O Fórum – forinho: o Brincar, a Improvisação e a Dança para crianças, salienta a importância de realizar pontes entre a teoria e a prática, fomentando discussões junto a profissionais das áreas de arte, cultura, educação, famílias e pessoas interessadas nas infâncias.

Pequeno Histórico

forinho: MESA e EXTENSÕES

O forinho  é uma proposta de reflexão e espaço de debates sobre a dança, o brincar e a improvisação que teve início em 2010 e desde então vem tendo grande repercussão e demanda de público. A partir da quinta edição houve a ampliação das ações de reflexão e formação chamada de EXTENSÕES.

O primeiro forinho MESA contou com a participação de Maria Amélia Pereira, que falou sobre o Brincar, Beth Bastos, que abordou o tema Dança para Crianças e Ana Teixeira, falando sobre Improvisação. A segunda e terceira edições respectivamente contaram com Renata Meirelles e Gandhy Piorski (CE), que falaram sobre o Brincar, Lenira Rangel e Uxa Xavier, que abordaram o tema Dança para Crianças e Helena Katz e Cristiane Paoli Quito, falando sobre Improvisação. A quarta edição contou com Marcos Ferreira-Santos, Christian Duarte e Daraína Pergnolatto (GO). Na quinta: Lydia Hortélio (BA), Dududde Hermman (BH) e Andréa Fraga (SP) compartilharam suas inquietações sobre os temas discutidos. Na sesta edição realizada em 2017, tivemos o prazer de ouvir Flor Delgado (URU), Jussara Miller (SP) e Adriana Friedmann (SP). Em sua 7ª edição, realizada em junho de 2020, este encontro entre os pensar, as artes e práticas educativas aconteceu na companhia de Paula, Mendonça, Isabel Tica Lemos e Elizabeth Menezes.

As primeiras seis edições ocorreram presencialmente em parceria com o Itaú Cultural, esta última aconteceu em formato de videoconferência.

A mediação do forinho é realizada por Georgia Lengos, que em 2010 recebeu o Prêmio APCA 2010 de melhor iniciativa em Dança pela programação de Dança para crianças do Itaú Cultural – sob sua curadoria e de Renata Bittencourt.

Balangandança Cia.

Criada e dirigida por Georgia Lengos é composta atualmente por Alexandre Medeiros, Clara Gouvêa, Ciro Godoy e Isabel Monteiro. O projeto Feito de quê? corpo, o espaço que habito (2019-2020) conta com a participação de Jean Salustiano. A Balangandança Cia. pesquisa, pensa e cria dança para crianças há 24 anos. Trabalho continuado e pioneiro no Brasil em que o corpo, o brincar, a reflexão e o respeito pela criança são eixos norteadores. Com diversas premiações em sua trajetória a Cia. também realiza ações que fomentam a produção e discussão sobre o assunto, o que vem contribuindo para a transformação do cenário nacional nesta área.

Acesse os materiais em vídeo e textos disponíveis aqui no site!